Manchas e melasma: e agora, o que eu posso fazer?

As manchas aparecem na pele e você não sabe a causa nem como cuidar para que não piorem e desapareçam o mais rápido possível? Então vamos por partes, entendendo os tipos, as causas até chegar no tratamento e na prevenção.

As pessoas não nascem com manchas, mas elas aparecem com o passar do tempo. As manchas são decorrentes da hiperpigmentação da pele, ou seja, produção excessiva de melanina.

A melanina é uma proteína responsável por dar cor aos cabelos, olhos, pele e por proteger o organismo da ação da radiação solar. Quando há uma exposição excessiva a radiação ultravioleta, a produção de melanina aumenta e é isso que faz a pele escurecer.

Existe mais de um tipo de mancha: melasma, manchas por hiperpigmentação pós-inflamatória e melanose senil. O melasma se tornou muito conhecido por aparecer comumente em mulheres grávidas.

Continue a leitura e entenda as características e como tratar cada uma!

Manchas do tipo melasma 

A causa do aparecimento de melasma em mulheres costuma ser uma predisposição genética associada a alterações hormonais durante a gravidez, exposição a radiação solar, luzes artificiais.

Geralmente as manchas se concentram nas bochechas, testa, nariz, lábios e outras partes do corpo que ficam mais expostas ao sol. Elas são acastanhadas ou escuras. Contudo, os homens também estão propensos a ter melasma.

O tratamento do melasma é feito com produtos a base de hidroquinona, retinóides, corticóide tópico, ácido azeláico, ácido kójico, ácido glicólico, ácido salicílico.

Manchas por hiperpigmentação pós-inflamatória

A hiperpigmentação pós-inflamatória é uma mancha acastanhada, usualmente aparece em quem tem acne, ou utilizou algum produto que irritou a pele. O tratamento desse tipo de mancha começa pelo tratamento da inflamação e posteriormente passa ao processo de clareamento.

Melanose solar (mancha senil)

A melanose solar é originada pela exposição à luz solar e artificial ao longo dos anos. É um estado crônico e recorrente em pessoas idosas. Essas manchas são de diferentes tons de castanho, aparecendo com mais frequência em pessoas de pele clara.

Prevenção

Em todos os casos a melhor prevenção das manchas é feito por meio do uso contínuo do protetor solar, tanto para lugares abertos quanto fechados, pois a luz artificial tem efeito similar à luz solar.

Associados ao protetor, outros produtos podem ser usados: gel de limpeza, creme hidratante ou sérum. Ademais, associe o consumo intenso de água e atente-se aos horários que a incidência de radiação ultravioleta é mais forte: entre dez horas da manhã e quatro horas da tarde.

Proteja-se com protetor solar e acessórios como chapéu e boné. Tomar sol em horários errados aceleram o envelhecimento da pele e aumentam o risco de queimaduras e inflamações.

Apesar de falarmos bastante na exposição ao sol como causa de manchas na pele, não precisa ter medo! Basta seguir os cuidados para prevenção.

Tomar sol tem sim seus benefícios, como aumentar a produção de vitamina D, ajudar na qualidade do sono, aumentar imunidade e diminuir o risco de depressão.

Tratamento

O tratamento das manchas deve começar por uma rotina de cuidados com a pele. Se você ainda não tem esse hábito, comece por ele! O tratamento irá terminar, mas a prevenção continua. Afinal, a saúde da pele interfere na autoestima, já que uma pele bem tratada envelhece menos rápido.

Conheça o combo anti-manchas da La Dermine!

São apenas três produtos de aplicar (Gel de Limpeza Nanoclean, Sérum Nanodermine Clareador, Hidratante Protetor FPS 30) e uma vitamina C em cápsulas. Uma combinação que tomará poucos minutos do seu dia, sem passo a passo longo e cansativo.

Não deixe de conferir os demais produtos La Dermine!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Abrir whats
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos te ajudar?