Dezembro laranja: conscientização do câncer de pele

Você sabia que o mês de dezembro é dedicado à conscientização do câncer de pele? Pois é! A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o dezembro laranja desde 2014, iniciativa que faz parte da campanha nacional de prevenção ao câncer de pele.

Com cerca de 180 mil novos casos ao ano, é o tipo de câncer mais incidente no Brasil. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura! Esta ação completa 7 anos em 2020, e a La Dermine não poderia ficar de fora desta campanha.

Vamos entender mais sobre esta doença e como preveni-la? Continue por aqui!

Entenda sobre o câncer de pele

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (chamados de câncer não melanoma) e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Os tipos mais comuns de câncer de pele

Carcinoma basocelular: É o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos casos. Se manifestam por lesões elevadas, peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade.

Carcinoma espinocelular: É o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.

Câncer de pele melanoma: Apesar de corresponder apenas cerca de 10% dos casos, é o mais grave pois pode provocar metástase rapidamente – espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano – e levar à morte. É conhecido pelas pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA),em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente.

Regra ABCDE para o diagnóstico

Essa é uma metodologia indicada para facilitar o reconhecimento das manifestações do câncer de pele. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor (mais de 2 cores)

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Fatores de risco e prevenção

O principal fator de risco é a exposição excessiva à radiação ultravioleta (luz do sol). Mas as chances de desenvolver câncer de pele são consideravelmente maiores em pessoas que:

→Tenham pele branca, sardas, cabelos e olhos claros;

→Têm histórico de pai, mãe ou avós com câncer de pele;

→Possuem muitas pintas ou manchas na pele

→São imunodeprimidos (como transplantados e pacientes com AIDS, por exemplo)

Por isso, a principal medida de prevenção deve ser incentivar seus beneficiários a tomar medidas de proteção quando estiverem expostos ao sol. As principais são o uso de protetores solares (FPS 30 ou mais), além de roupas adequadas e acessórios protetores (chapéu, guarda-sol etc). Sempre que possível, deve-se evitar a exposição solar entre 10h e 16h.

1 comentário em “Dezembro laranja: conscientização do câncer de pele”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Abrir whats
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos te ajudar?